Você lésbica, se informe e previna-se! (Parte 1)

Falta muita informação quando o assunto é sexo entre mulheres lésbicas. Quais são os riscos que corremos durante uma relação sexual? Que doenças podemos pegar? Estamos livres de contrair HIV? Algumas perguntas serão respondidas abaixo, lembro a todas vocês que essa pesquisa foi feita nos poucos sites que falam sobre o assunto, pois na maioria deles só se comenta cuidado entre homens gays e pessoas heterossexuais. Portando vamos nos informar gente.

Sou lésbica, já tive vários relacionamentos com mulheres, mas nunca usamos camisinha no sexo oral. Será que peguei Aids?

Pouco provável que tenha se contaminado com HIV fazendo sexo oral com outra mulher. Embora exista um risco teórico, na prática ele é muito menor do que outras formas de sexo. Em relação a outras DSTs, pode haver risco de transmissão sim! Se puder usar proteção é sempre melhor, ok?

Sou lésbica e gostaria de saber quais são os riscos de contrair HIV numa relação com outra garota, sem que haja sexo oral. É verdade que a secreção vaginal, ao entrar em contato com a mucosa vaginal, pode transmitir o vírus?

O risco de transmissão do HIV numa relação sexual entre duas mulheres sem que haja sexo oral ou o compartilhamento de acessórios é bem menor que o existente numa relação entre um homem e uma mulher. O tamanho exato desse risco não é consenso entre os especialistas, mas não é nulo, e por isso ainda se orienta proteção para evitar o contato de secreções com as mucosas. Se a secreção vaginal de uma garota que tenha HIV entrar em contato com a mucosa vaginal de outra garota, é possível que haja transmissão do vírus.

É possível pegar alguma DST apenas masturbando uma garota? Se não houver nenhum corte no dedo, existe possibilidade de contágio?

Teoricamente, se não há nenhuma quebra da barreira formada pela pele, como um machucado no dedo, a chance de se pegar uma doença sexualmente transmissível (DST) dessa forma é muito pequena. Porém, existem casos descritos na literatura médica de transmissão de sífilis por contato em pele sã. Portanto, lave bem as mãos depois de uma prática como essa para diminuir ainda mais essa chance de contágio. Certo?

Ao praticar sexo oral em uma mulher que ela tenha Aids, há grandes chances de se contaminar com o HIV?

As pesquisas médicas não deixam dúvidas de que existe a possibilidade de transmissão do vírus da Aids através do sexo oral. O que ainda se estuda bastante é o tamanho desse risco. Mas será que vale a pena correr algum risco? Não é melhor se proteger e ficar tranqüilo depois? Na mulher, use filme plástico ou camisinha cortada na entrada da vagina.

Como se pega Aids?

A Aids é uma doença infecciosa provocada pelo vírus HIV. Ela age no sistema imunológico (de defesa) do paciente. Com isso, as células de defesa da pessoa ficam comprometidas e ela fica mais vulnerável a outras doenças, como infecções e alguns tipos de câncer. Uma gripe comum, que passaria sozinha numa pessoa saudável, pode virar um problema sério para alguém que tem Aids.

O HIV pode ser transmitido pelo contato sexual sem proteção, pelo uso compartilhado de seringas para drogas injetáveis, por transfusões de sangue contaminado (o que é muito incomum no Brasil hoje) e da mãe para o bebê durante a gravidez, o parto ou a amamentação.

Para que haja a contaminação, precisa haver contato direto entre secreções portadoras do HIV (sangue, esperma, fluído vaginal, leite materno) com uma área desprotegida do corpo de outra pessoa (ferimentos ou mucosa). Não há como o HIV ser transmitido de outra maneira.

Portanto é impossível contrair o HIV através de abraço, aperto de mão, beijo, se você compartilhar talheres, copos, sabonete, roupas, lençóis, nadar na mesma piscina, usar o mesmo banheiro ou ter qualquer tipo de contato social com um soropositivo. Picadas de insetos também não transmitem a doença.

Fonte
Dr. Jairo Bouer
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: