Você lésbica, se informe e previna-se! (Parte 3)

Agora que nós já falamos sobre algumas DSTs e sobre a AIDS em particular, vamos ver como utilizar certos recursos para previni-las. Vamos conversar sobre sexo seguro. Antes disso, porém, é importante esclarecer que os cuidados ginecológicos básicos, só se aplica a AIDS indiretamente, já que a mesma não é transmitida, ao contrário de outras DSTs, via uso comum de roupas íntimas, toalhas úmidas, lençóis ou assentos de banheiro. Lembre-se, contudo, que as outras DSTs facilitam a transmissão do HIV caso você fique exposta ao mesmo. Então voltando ao sexo seguro. Do que se trata? Bem, sexo seguro é uma forma de evitar os riscos de contrair ou transmitir DSTs / HIV. Compreende uma série de atividades, das menos arriscadas às totalmente seguras, que procuram evitar,especialmente no caso do HIV, a penetração de sangue (incluindo o menstrual) ou fluído vaginal na corrente sangüínea.

O sexo seguro pressupõe a não transferência de fluídos ou sangue através: Da penetração vaginal ou anal com proteção (luvas de látex ou dedeiras), em especial na presença de cortes, rachaduras, feridas, eczema e outros problemas cutâneos nos dedos e/ou nas mãos. Nunca usar a mesma luva na vagina após penetração anal. * Do sexo oral com barreira de proteção, em especial na presença de problemas na boca (herpes labial, gengivites sangrantes, etc.) ou durante o período menstrual. É importante cobrir toda a área genital para previnir que qualquer quantidade de secreção vaginal ou de menstruação alcance a boca.

Com relação aos instrumentos sexuais (vibradores, consolos, etc.), são seguros quando esterilizados e não compartilhados. O melhor seria utilizar uma camisinha para cobri-los. Uma nova camisinha deve ser usada a cada nova parceira. Algumas técnicas sado-masoquistas que utilizam instrumentos cortantes ou perfurantes (facas, giletes, agulhas, etc.) requerem esterilização apropriada dos mesmos. No Brasil, não contamos com "dental dam", um quadrado de látex reutizável após lavagem com sabão neutro. No entanto, podemos construir um a partir de uma luva cirúrgica.
[FIGURA1]. Muitas mulheres reclamam da espessura do material que interfere com a sensibilidade oral-genital. Sem problemas: construa uma barreira da camisinha [FIGURA2]. Não interfere tanto com a sensibilidade e é descartável.

Instrumentos sexuais 

Para uma penetração segura e higiênica, ao usar vibradores ou consolos, coloque uma camisinha. Antes de compartilhar instrumentos, troque de camisinha. 

O HIV é transmitido através do sangue, do sêmem e das secreções vaginais. Nenhum destes fluídos deve penetrar em você ou em sua parceira através da boca, da vagina, do ânus ou de cortes na pele. Não há evidências de que o HIV seja transmitido através da saliva. As lésbicas que desejam engravidar, através de inseminação artificial, devem certificar-se que o material não contém HIV. :

Totalmente seguro

* esfregar corpo com corpo * beijar socialmente * acariciar, abraçar. * masturbar-se * penetrar com os dedos usando luvas cirúrgicas de látex * usar vibradores ou dildos (consolos) individuais * fazer sexo sem intercâmbio de fluidos corporais * não compartilhar agulhas, seringas e utensílios para mistura de drogas injetáveis.
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: