Saúde da mulher – Seios Saudáveis

Os seios, uma das zonas mais delicadas do corpo femenino, desempenham um papel muito importante na vida da mulher, nos planos psicologico sexual e maternal. Por isso, requerem cuidados constantes, para combater os problemas que ameaçam a sua saúde e beleza. Os seios da mulher são mais do que um símbolo. Não há parte da anatomia humana que suscite mais paixões nem desperte mais fantasias. Idealizado por artistas, o peito feminino criou uma mitologia propria e ajustou-se a diferentes cânones estéticos, ao longo da história. Uns seios bonitos costumam ser para a mulher uma fonte de satisfação e segurança.

O ideal seria começar a cuidar do peito desde a adolescência, tal como se recomenda para a pele do rosto. A idade, a gravidez, a lactação, as mudanças hormonais e de peso favorecem a distenção dos tecidos e a consequente flacidez. O peito merece uma atenção especial e nunca será tarde para lhe porpocionar todos os “mimos”de que necessita, desde gestos quatidianos como os exercicios, até á cirurgia plástica, passando pelos obrigatórios ” check-ups” médicos.
Glândula complexa

A mama – é esta a expressão médica corrente – é uma glândula complexa que, ao contrário de outros orgãos do corpo humano, não possui qualquer músculo que a sustente. A sua beleza depende do factor genético hereditário, do bom tónus do músculo peitoral – sobre o qual descansa – e do estado da pele que a envolve. Anatomicamente, é formada por duas partes diferenciadas: o seu interior, que lhe dá a forma e o tamanho e a pele que a rodeia, actuando como um autêntico “soutien” natural.

O interior da mama é composto por diversas estruturas, nas quais se produzem importantes funções fisiológicas:
- Glândula Mamária, onde é segregado o leite materno,tem forma de raizes e com canais que terminam no mamilo;
- Tecido Adiposo, que se situa por baixo da pele, sob a forma de massas de gordura, as quais protegem a glândula mamária
e determinam o tamanho do seio;
- Ligamento Suspensor da mama, que se encontra sob o tecido adiposo, reforçando a ligação do seio ao tórax;
- Tecido Conjuntivo, que envolve cada um destes componentes e dá coesão à glândula mamária
Exercícios para fazer em casa

- coloque as mãos sobre a nuca e estique os cotovelos para trás, tentando juntá-los. Repita l0 vezes.
- Ponha cada mão no bicípite contrário, à altura do peito e pressione para a frente. Repita 10 vezes.
- Com os cotovelos dobrados à altura do peito, junte as mãos e pressione para dentro. Repita l0 vezes.
- Com os braços esticados à altura do peito, efectue um movimento de tesoura. Repita 10 vezes.
- Na posição de cruz, efectue pequenos círculos para trás. Repita l0 vezes.
- Pronuncie de uma maneira exagerdas as letras 0 e X. Repita l0 vezes consecutivas.
Auto-exploração mamária

A auto-exploração mamária consiste numa simples inspecção visual e táctil dos seios, uma medida preventiva muito recomendável na prevenção do cancro da mama .Deve efectuar-se uma vez por mês, depois da menstruaçã0, a partir dos 18 ou 20 anos. Exceptua-se, obviamente, o periodo de gravidez e aleitamento.

1. Em frente ao espelho, com os braços caídos ao longo do corpo, compare ambos os seios, procurando alterações no seu tamanho, simetria, cor, contortno e
morfologia, tanto da pele como do mamilo e da aréola.
2. Repita a mesma visualização, com as mãos na cintura,
3. Repita a comprovação, desta vez, com os braços em cima da cabeça,
4. Deitada de costas, para que os músculos fiquem relaxados, coloque uma almofada sob o ombro e apoie
a nuca no antebraço do lado que vai examinar, Com as pontas dos três dedos centrais da outra mão, pressione
suave mas firmemente, traçando um mínimo de círculos à volta do mamilo.
5. Na mesma posiçã0, pressione sobre a axila, de
modo mais firme que no caso anterior, tentando localizar algum possível nódulo.
6. Ao palpar o mamilo e a aréola, ohserve se existe secreção quando pressiona com os dedos polegar e indicador.
Depois, levante o mamilo, juntamente com a aréola, para comprovar se a mobilidade é correcta.
Ajuda Cosmética

A pele é o principal sustentáculo do peito; além disso nesta zona, ela é muito mais fina e delicada do que no resto do corpo pelo que necessita de cuidados especiais, com o objectivo de se manter nutrida fortalecida e firme. Esta pele está submetida a diversos estiramentos ao longo da vida, o que pode dar lugar à aparição de estrias, relaxamento ou perda de elasticidade.0s produtos cosméticos são bons aliados, permitindo melhorar o aspecto do busto, ao proporcionarem firmeza e flexibilidade à pele, embora não operem milagres.

Os tratamentos cosméticos só são eficazes quando aplicados com a frequência recomendada: genericamente, os produtos devem aplicar-se regularmente, de manhã e/ou à noite, com a ajuda de uma massagem no sentido ascendente, até ao pescoço – que abarque todo o sustentáculo natural -, para que todos os princípios activos da sua fórmula penetrem profundamente. 0s centros de estética ocupam-se dos tratamentos de choque, para situações como o pós-parto ou a perda brusca de peso.
Hábitos Saudáveis

A água quente é o inimigo número 1 da firmeza do peito, devendo, por isso, evitar-se banhos excessivamente quentes. Pelo contrári0, é muito recomendável a aplicação de factos de água fria na zona – a menos que se sofra de reumatismo -, dada a sua acção refirmante da pele.

Também se recomenda corrigir a má postura das costas, evitar os saltos bruscos e utilizar “soutiens” que propocionem uma correcta sustentação. Para dormir, há que escolher uma postura que não oprimida o peito, sendo a mais prejudicial a de barriga para baixo, o peito, sendo o “soutien”, se os seios são muitos grandes.

Para a exposição ao Sol, deve utilizar-se um creme protector com índice elevado e adaptado ao tipo de pele. Por outro lado, desaconselham-se as mudanças de peso bruscas e frequentes, bem como dietas desiquilibradas ou pobres em proteínas.
Exercícios para os seios

Para evitar a acumulação de tecido adiposo e conservar o busto firme, é imprescindível a prática regular de exercícios pensados para combater a flacidez provocada pela passagem do tempo. A maioria destes exercícios são muito sìmples e podem praticar-se em casa, sem dificuldade nem excessivo dispêndio de tempo.

Os pesos são eficazes para desenvolver volume e as bandas elásticas para fortalecer os peitorais. Para desportos mais bruscos ou que envolvam saltos, como o ténis, a corrida ou basquetebol, por exemplo, é imprescindível a protecção de um “soutien” adequada.
Controlo médico

Todas as mulheres deveriam aprender a conhecer os seus seios, mas poucas, por medo ou apreensão, efectuam uma auto-exploração mensal, que permitiria detectar anomalias mais atempadamente. O cancro da mama é o mais frequente na mulher, pelo que é fundamental o autocontrolo, além das consultas ginecológicas.

A partir dos 18 ou 20 anos, todas as mulheres deveriam efectuar a auto-exploração mamária mensal, depois da menstruação, o que levaria a conhecer o peito em profundidade, notar qualquer alteração e comentá-la com o especialista. Em todo o caso, é prática comum o especialista efectuar uma exploração mamária no âmbito do “ckeck-up” ginecológico anual, que também inclui a realizaçáo de uma citologia e outros exames.

Uma mamografia aual é obrigatória a partir dos 45 anos, pois os raios x identifiquem qualquer anomalia com muito maior precisão do que a palpação. O diagnóstico precoce é a arma mais poderosa na luta contra o cancro da mama.
Gravidez e aleitamento

Há que redobrar os cuidados durante a gravidez e o aleitamento. Nutrir e hidratar a pele do peito é fundamental para evitar ou atenuar a aparição de estrias, um problema estético consequência da alteração das fibras de colagénio e elastina. As estrias podem aparecer em diferentes fases da vida. Entre 75 e 95% das mulheres grávidas apresentam estrias, fundamentalmente no ventre e nas nádegas mas também nos seios. De cor púrpura no inicio, as estrias vão tomando um tom rosado, durante a sua evolução. Uma vez instaladas, já não desaparecem; por isso, a prevenção é tão importante.
Como escolher um bom “soutien”

“Soutien” sim, sempre, mas não qualquer um. É importante ter em conta a forma e o volume dos seios, sem esquecer a função que aquele tem de cumprir. Deve manter firme a base peito, realçá-lo e corrigir os defeitos. 0 fecho das costas não deve subir e as alças não devem ficar marcadas nos ombros.

Muitos médicos desaconselham o uso de “soutiens” com aros, sobretudo durante a gravidez, embora’ actualmente, sejam os mais requisitados pelas mulheres. Para ficar segura da escolha, mova os braços em todos os sentidos se não sentir o “soutien” e o peito não mexer, é porque escolheu bem.
Cirurgia plástica – O Milagres do bisturi

Quando os seios são demasiado grandes, caídos ou muito pequenos, a cirurgia estética proporciona extraordinárias soluções. O aumento dos seios é uma das intervenções mais solicitadas.É indespensável que a paciente conheça antecipadamente modelo de protese, a técnica utilizada, a colocação exacta, o volume e se possível, o fabricante. Além das próteses mamarias de silicone utilizam-se, também, as de soro fisiologico.

A redução de mamas (mamoplastia de redução) não se faz apenas por questões estéticas, mas também porque,uns seios demasiado grandes podem originar problemas físicos nas costas. Esta cirurgia permite eliminar volume, subir a mama e remodelá-la segundo o tamanho e a posiçao pretendidos. 0 bisturi também resolve problemas de assimetria. E, finalmente, permite reconstruir um seio total ou parcialmente amputado, devido a um cancro, uma intervenção que supera em muito o objectivo da estética e que ajuda grandemente a mulher a recuperar do ponto de vista emocional.
O que é o cancro da mama?

O cancro da mama é um processo oncológico em que as células sãs da glândula mamária se alteram, transformando-se em células tumorais, as quais se multiplicam descontroladamente, até constituírem o tumor, 0 interior da glândula mamária compõe-se de uma série de unidades de maior ou menor tamanho, ligadas entre si por finos canais – galactóforos -, que têm a aparência de ramos de árvores.

Existem dois tipos de cancro da mama,conforme a sua localização seja nos canais de união ou nos pequenos conjuntos glandulares que formam a parte principal do tecido mamário:
- Carcinoma Ductal – 0uando a sua localização é nos canais de união, sendo o tipo mais comum;
- Carcinoma Lobular – Quando se localiza nos pequen0s conjuntos glandulares que formam a parte principal do tecido mamário.

Antes de se converterem num tumor invasivo, as células cancerosas encontram-se somente dentro dos canais ou ductos. Esta forma de apresentação denomina-se Carcinoma Insitu ou não invasivo. Outra forma de apresentação do cancro da mama é o denominado Cancro inflamatório. É pouco frequente e a mama aparece inflamada e avermelhada.

Muitas das mulheres que sofreram ou sofrem de cancro da mama sabem que, no seu início, a doença pode ser assintomática. 0u seja, na fase inicial do seu desenvolvimento, a paciente não apresenta os sintomas ou sinais clínicos que habitualmente o manifestam, Esta circunstância pode dificultar um diagnóstico precoce. Pode dizer-se que é o período de vida oculta do tumor.

IMPORTÂNCIA DO RASTREIO

O cancro da mama é a doença mais comum na mulher e representa cerca de 24 por cento dos casos de cancro. Em todo o mundo, morrem por dia cinco mulheres com cancro da mama e, só na Europa,ocorrem meio milhão de novos casos, por ano. Apesar dos avanços no diagnóstico e no tratamento, a causa responsável pelo cancro de mama é desconhecida. Na grande maioria dos casos, a detecção precoce permite a cura dos doentes, sendo esta feita através do rastreio.

A mamografia de alta qualidade é a melhor forma de rastreio e deve ser realizada anualmente pelas mulheres com idades compreendidas entre os 35 de os 65 anos que apresentem factores de risco e de dois em dois anos pelas que não apresentem. Às restantes recomenda-se, como alternativa, o auto-exame, uma vez por mês.

Massagem em sentido Ascendente
Os produtos de tratamento não devem aplicar-se exclusivamente nos seios, ma sim em toda a envoltura cutânea que os sustenta.Deve realizar-se uma massagem no sentido ascendente, que chegue até ao Pescoço e aos ombros, exercendo uma pressão moderada. Não esqueça a parte lateral do seio, mais propícia à aparição de estrias.

Fonte
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: