Lei Maria da Penha é tema do terceiro dia da I Semana de Gênero e Sexualidade da Unicap

Lei Maria da Penha é tema do terceiro dia da I Semana de Gênero e Sexualidade da Unicap
 
por Gabriela Almeida
Fotos: Paulo Maia

O debate desta quarta-feira (04) na I Semana de Gênero e Sexualidade da Unicap, promovido pelo Diretório Acadêmico do curso de Direito, girou em torno dos prós e dos contras da Lei de número 11.340, mais conhecida como Maria da Penha. Ela foi decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no dia 7 de agosto de 2006 e recebeu este nome em homenagem a uma vítima real de violência doméstica. A biofarmacêutica Maria da Penha lutou durante 20 anos para ver seu agressor e ex-marido condenado. Tornou-se, assim, símbolo contra esse tipo de agressão.

“Aplicar uma lei para a violência que acontece entre quatro paredes, dentro de casa, é uma coisa dificílima”, ressaltou a professora de Direito Penal, Marília Montenegro, uma das integrantes da mesa. Segundo ela, a eficácia da Lei é uma tarefa que depende de todos e que o pensamento errôneo de que uma Lei Penal realiza milagres na sociedade deve ser colocado de lado. “As pessoas têm que pensar também fora do âmbito jurídico e incentivar investimentos em Políticas Públicas, em ONGs e em educação infantil”, frisou. Porque, ainda segundo Marília, não é por medo dos efeitos das leis que temos que agir com respeito perante os iguais, mas por uma consciência de ética.

Outro assunto polêmico, mas que foi passado à plateia de forma positiva, foi a aplicação da lei para casais de lésbicas que, segundo Manoela Alves, da ONG Leão do Norte, “já é uma realidade” e também para relações homoafetivas entre homens, o que só aconteceu, até agora, nos Estados do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Além da professora da Unicap e UFPE Marília Montenegro e da coordenadora da ONG Leão do Norte, Manoela Alves, também fizeram parte da mesa Manuela Abath, integrante do Núcleo de Assessoria Jurídica Popular, um programa de extensão da UFPE.

Fonte
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: