Relação sexual durante a menstruação faz mal?

Muito se questiona sobre o fato de manter relações sexuais durante a menstruação, se pode ou não, se faz algum mal, se engravida, entre tantas outras que rondam a cabeça de muitas mulheres, por um lado as dúvidas são bem vindas uma vez que motivam a grande maioria a buscar informações, tanto virtualmente quanto nos consultórios ginecológicos e com isso se ganha mais conhecimento em relação aos cuidados referentes à saúde feminina e por consequência mais qualidade de vida.

A menstruação em si, embora seja um período corriqueiro na vida da mulher, ainda é o responsável por gerar inúmeras dúvidas, principalmente no que se refere às atividades sexuais, primeiro é preciso entender que não há nada de anormal nessa fase, portanto não há nada que atrapalhe ou até mesmo prejudique o ato sexual, pois o sangue menstrual não é contaminado por nada, por isso não causa nenhum tipo de infecção seja no homem ou na mulher.

O que normalmente ocorre durante esse período é uma indisposição feminina, ou seja, as mulheres ficam mais sensíveis, alguns se sentem mais inchadas e com dores e por isso muitas evitam o sexo nesse período, outra questão é puramente pessoal, pois muitas mulheres sentem-se incomodados com o sangramento, optando por intervalos durante esse período.

Para aquelas que não veem inconveniente algum é preciso apenas atenção quanto às doenças sexualmente transmissíveis, pois nesse período as mulheres estão mais suscetíveis ao contágio, visto que o Ph da vagina que normalmente é ácido durante a menstruação se torna mais alcalino, além disso, o tampão que impede a subida de germes e bactérias com a menstruação é desfeito, facilitando assim possíveis infecções, causando doenças inflamatórias, por isso os especialistas recomendam o uso de preservativos durante a relação sexual, pois as infecções contraídas durante o período menstrual tendem a se tornar mais sérias do que em qualquer outro período. Outro cuidado que podemos e devemos manter durante o período menstrual não só como prevenção, mas também em relação à higiene intimam é lavando a região com mais frequência e trocando o absorvente constantemente.

Em suma não há nenhuma contraindicação em ter relações sexuais durante a menstruação, muitos casais inclusive relatam que há um aumento na libido durante essa fase, por isso não se restringem.

Agora, independente de ser um período menstrual ou não, prevençao deve sempre fazer parte das relações sexuais.

Fonte
MulherSexoFrágil
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

1 comentários:

avatar

Olá, blogueira!
Participe da campanha contra o preconceito!
Você pode divulgar informação com apenas um clique. Para acabar a discriminação contra pessoas que possuem o vírus HIV, basta que você faça parte dessa luta! Divulgue o vídeo: http://migre.me/48REC. Somos iguais!
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br http://www.todoscontraopreconceito.com.br , http://www.aids.gov.br ou http://www.formspring.me/minsaude
Siga-nos no Twitter: http://twitter.com/minsaude
Atenciosamente,
Ministério da Saúde.