Campanha do combate contra o câncer de mama ilumina o Brasil de rosa A torre da Band, o Cristo Redentor, e outros pontos do país ficarão iluminados durante todo o mês de outubro

Em outubro, a campanha do combate ao câncer de mama e incentiva o exame de mamografia entre as mulheres, ilumina monumentos do mundo todo. A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, o Arco do Triunfo, na França, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

A torre da Band em São Paulo, o Cristo Redentor no Rio, e o Congresso Nacional em Brasília ficarão iluminados durante todo o mês de outubro em tons de rosa.

No Brasil, a campanha tem o objetivo de conscientizar todas as mulheres com idade a partir dos 40 anos sobre a necessidade de se reservar um “dia rosa”, especialmente para agendar a mamografia anual. O exame é a principal estratégia para diagnóstico precoce do câncer de mama, fator decisivo para o sucesso do tratamento.

A torre de transmissão da Band, o novo cartão-postal de São Paulo, inaugura um sistema de luz própria, projetando diariamente uma iluminação especial. A iluminação utiliza 29.824 leds que podem formar até 16 milhões de tonalidades de capazes de fornecer um verdadeiro espetáculo a céu aberto. Durante todas as noites de outubro, a torre estará iluminada em tons de rosa.

A ação faz parte das atividades do “Outubro Rosa”, movimento mundial trazido ao Brasil em 2008 pela FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama.

Pelo quarto ano consecutivo, o Cristo Redentor, considerado uma das sete novas Maravilhas do Mundo, recebeu a iluminação cor de rosa. O evento contou com a presença da presidente da FEMAMA, a médica mastologista Maira Caleffi, também presente nesta quarta-feira, 05 de outubro, na iluminação do Palácio do Congresso Nacional, que recebeu as luzes cor-de-rosa pela primeira vez.

A cor rosa, que alerta para o câncer de mama no mundo, tomou conta do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, em Brasília. O Outubro Rosa prevê atividades ao longo de todo mês, em várias cidades do país.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é a maior causa de óbitos por câncer na população feminina, principalmente na faixa etária entre 40 e 69 anos. O INCA estima que este ano cerca de 50 mil mulheres vão ter a doença no país.

Entretanto, é importante enfatizar que as chances de cura também são altas e chegam a 95%, se a enfermidade for descoberta precocemente.

Fonte
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: