Presidente da Fifa, Joseph Blatter, defende hotpants no uniforme do futebol feminino e levanta polêmica

22/09/2011

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, propôs nesta semana que as jogadoras de futebol de todo o mundo trocassem o atual uniforme por outro, mais sexy. Ao invés de shorts soltos, as mulheres deveriam usar hotpants, disse Blatter. A informação é do jornal argentino “La Nación”, que informa que o dirigente defendeu a mudança em evento em Zurique, na Suíça.

“Com shorts mais justos, as mulheres ficam mais bonitas”, teria dito Blatter ao pedir uma “estética mais feminina no futebol”. Para reforçar o argumento, lembrou que as seleções de vôlei já passaram pela transformação. Ao concluir sua fala, lançou uma pergunta retórica: "Por que não somar futebol e moda?".

O discurso reacende a polêmica sobre o uso da beleza feminina para atrair o público aos jogos. Em ocasiões anteriores, jogadoras afirmaram se sentir exploradas pela troca de uniformes. Há mais de dez anos, a seleção brasileira feminina de vôlei foi forçada a trocar a dupla hotpant e camiseta - já bem mais sexy que as bermudas do futebol - por macaquinhos colados ao corpo.

Virna, Leila e suas colegas de time se rebelaram contra a roupa por considerá-la reveladora demais, além de desconfortável. Reclamaram tanto que conseguiram autorização da Federação Internacional de Voleibol (FIV) para jogar com o antigo uniforme. Na época, a FIV afirmou que sua principal preocupação era a liberdade de movimentos das jogadoras.

O macaquinho também foi adotado pela seleção brasileira de basquete nos anos 2000, mas não por imposição internacional. Dirigentes e jogadoras entraram em acordo e o uniforme foi usado por quase seis anos. Apesar do consenso, muitas titulares declararam à época sentir-se tímidas nos primeiros jogos com a roupa. Hoje, o time usa regata e shorts soltos.

Fonte
revistamarieclaire
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: