Lésbicas são as primeiras a registra união homoafetiva em Apucarana, Paraná

quarta-feira, 21 de março

Apesar de permitida desde maio de 2011, a união civil homoafetiva só agora foi registrada em Apucarana, no Paraná. A entregadora Daiane Cristina Pimenta e a operadora Maria Aparecida da Silva Pimenta tornaram-se o primeiro casal LGBT a oficializar a união matrimonial no município.

“Não foi nosso objetivo sermos as primeiras, porque achávamos que o processo já havia sido feito por outros casais antes. Nos surpreendemos quando nos disseram que éramos o primeiro casal”, conta Daiane.

“O papel não modifica o sentimento que temos uma pela outra, mas é importante conhecermos e fazermos valer nossos direitos”, diz Maria. Elas relatam uma situação curiosa no momento em que procuraram o cartório para oficializar a união. “As pessoas lá não sabiam muito bem como fazer os procedimentos, pois era algo novo para elas. Foi até um pouco engraçado”, diz Daiane, que encara essas situações com bom humor. Elas garantem que a grande maioria dos familiares apoia a relação entre elas.

“O preconceito ainda existe, mas sabemos lidar com isso. Não ficamos nos agarrando em público. Sabemos nos respeitar e respeitar o espaço e a opinião dos outros”, explica Maria.

Fonte
PROXIMA
ANTERIOR
Click here for Comments

0 comentários: